AÇUCAR


O consumo de açúcar tem consequências perigosas.

Sacarose é o nome químico para açúcar refinado ou de mesa (seja ele branco ou amarelo, de origem biológica ou coberto de pesticidas), composto por duas moléculas de hidrato de carbono – glicose e frutose.

Os alimentos mais ricos em sacarose são os bolos, as bolachas, as barras de chocolate, os gelados e os doces, em geral. Mas a verdade é que os bolos e os doces são apenas a face visível do açúcar (nome comum dado à sacarose), pois este está muitas vezes escondido em alimentos menos suspeitos. O que a maior parte das pessoas desconhece é que há alimentos que não tendo açúcar são iguais ou piores do que aqueles que o contêm", por exemplo o pão branco tem 95 de índice glicémico (um indicador que nos aponta com que velocidade um alimento que tem carboidrato aumenta a glicose no sangue, o máximo é 100), enquanto um bolo de chocolate, em média, tem 40.

Quase todos os alimentos processados são "bombas" açucaradas, estando no topo as frutas em calda, os sumos de frutas, os smoothies, as bebidas energéticas, os sabores lácteos, os cereais e as barras de cereais, as pizzas congeladas e toda a gama de maioneses e de molhos.

Como o açúcar provoca dependência e na nossa sociedade costuma ser consumido desde tenra idade, é uma tentação difícil de esquecer e as consequências são dramáticas.

O açúcar adicionado estimula o consumo excessivo por meio de caminhos de prazer e recompensa no cérebro. Isso cria uma relação psicológica pouco saudável com o alimento e gera hábitos difíceis de abandonar, levando a um consumo ainda maior e à “dependência” do açúcar.

A indústria alimentar também não ajuda, camuflando a sacarose e dando-lhe outros nomes, mais específicos e menos conhecidos. "Termos como glucose, xarope de glucose, xarope de milho (HFCS), maltodextrina, dextrose, açúcar invertido, amilopectina, entre outros, são iguais ou piores que o açúcar branco.

Regressar à cozinha das avós, aprender a ler rótulos de forma eficaz e manter presente que o exemplo que damos será crucial para as gerações futuras.

As minhas receitas procuram sempre utilizar pouco açúcar mas adoçar a boca de quem as experimente!


 

Comentários

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *