FARINHAS



Hoje a pedido da Mãe do meu querido sobrinho Martim vou falar sobre Farinhas.



Nas minhas receitas não vão encontrar Farinhas que tenham GLUTEN e porquê ? porque é uma proteína complexa  inflamatória que o nosso organismo tem dificuldade em digerir.
O seu consumo está implicado na doença celíaca e há cada vez mais estudos que atribuem ao glúten características proinflamatórias e de agressão da barreira intestinal. Os relatos de intolerância ao glúten na base de cefaleias, colón irritável, dor abdominal e outras queixas, levam a que muitas pessoas evitem cada vez mais o seu consumo.
Há 3 tipos de Farinhas, as que têm glúten como o trigo a cevada e o centeio; As que não têm glúten mas têm elevada carga glicémica e as farinhas de oleaginosas.
Tudo o que sejam farinhas de cereais são altamente ricas em hidratos de carbono, como a Aveia, mandioca, tapiocas ou polvilhos.
Tem ação semelhante ao açúcar no organismo, aumentando a taxa de glicose no sangue e, por isso, o consumo em excesso está associado ao aumento de triglicéridos .
Depois há as farinhas de frutos secos, de coco ou de alfarroba, estes são triturados finamente, mas não houve aqui qualquer processamento/alteração da constituição química, portanto são ideais para consumir numa base regular, tal como as farinhas de sementes.

Estas farinhas já se encontram em todos os supermecados, aproveitem para irem comprando nas promoções, no caso da Aveia confirmem se não teve contacto com outros grãos que tenham gluten, as farinhas dos frutos secos são muito caras o melhor é fazer em casa.

Comentários

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *